A organização “Muévete Chile” preparou uma completa guia sobre a postura dos candidatos a deputados e senadores que também serão escolhidos nas eleições presidenciais deste domingo. A guia apresenta a posição destes políticos em três temas fundamentais: o aborto, a pílula do dia seguinte e o mal chamado "matrimônio" homossexual.

Esta "guia de voto positivo", explica a organização chilena, foi elaborada "a partir de um questionário de três perguntas que enviou aos candidatos. Também se revisaram suas páginas Web, e para os que se re-elegem, fizeram uma análise do seu comportamento legislativo".

A guia, acrescentam, "tem a postura dos candidatos em relação à pílula, o aborto e o ‘matrimônio’ homossexual. Pusemos uma ‘marca verde’ aos candidatos que cumprem positivamente com a defesa da vida e a família, já que estes candidatos merecem nosso reconhecimento e apoio cidadão".

Ao explicar as razões de fundo para a criação desta guia, os realizadores assinalam que "um candidato que defende à pessoa humana e sua dignidade, sem que importar-se com seu tamanho ou circunstância, é uma boa eleição. Como enfatizou o Papa João Paulo II: a negação do direito à vida em princípio, assenta as bases para que se neguem todos outros direitos".

Quanto às uniões homossexuais, indicam que "o bom político não pode ser indiferente ao arremesso do lobby gay, que encontra no Cristianismo (ou a Igreja) e na família a seus inimigos principais, pois constituem a principal reserva moral transmissora dos valores universais que se opõem à sua ideologia".

Para consultar a guia, ingresse em: http://www.muevetechile.org/documentos/elecciones/e2009v04122009.pdf