A organização Profissionais pela Ética (PPE) denunciou que apesar das promessas da Presidenta da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, nas escolas desta capital se repartem oficinas práticas sobre o uso de preservativos a menores de 13 anos.

PPE informou que "na revista Siringa do Instituto de Ensino médio (IS) da Cidade dos Anjos da Comunidade de Madrid se explica como se explicou aos alunos de 13-14 anos como utilizar um preservativo masculino. Para isso proporcionou-lhes preservativos e bonecos que imitam aparelhos reprodutores masculinos".

Segundo Fabián Fernández del Alarcón, secretário geral da plataforma Profissionais pela Ética, esta atividade choca totalmente com o discurso de Esperanza Aguirre contrário à Educação para a Cidadania (EpC) e à doutrinação escolar.

"O que fica explícito é que na Comunidade de Madrid as palavras vão em uma direção e as obras por outra. Estamos fartos de que nos centros educativos de Madrid se pressione os pais objetores ao EpC e estamos fartos de que se imponha aos meninos um determinado modelo de educação afetivo-sexual", indicou o delegado.

PPE recordou que "o Governo madrilenho tem um convênio assinado de formação de professores do EpC com a Fundação socialista CIVES. Como isso não bastasse, o Conselho de Educação não deu nenhuma indicação aos inspetores e professores madrilenhos sobre como aplicar as sentenças do Tribunal Supremo de fevereiro de 2009 que proibiam expressamente a imposição de critérios sobre questões morais controvertidas".