Na que constituiu a primeira entrevista para um documentário sobre a realidade do Vaticano que realiza a cadeia árabe Al Jazeera em colaboração com o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado, alentou a vivência da liberdade religiosa e o respeito aos direitos humanos nos países árabes, especialmente no Meio Oriente.

Na entrevista recolhida por L’Osservatore Romano, o Cardeal vaticano explicou que o diálogo entre católicos e muçulmanos é um "importante fator de paz e respeito" e alentou "a uma pacífica convivência de todos com todos", explicando que a Igreja em todos os países "defende o direito de todos, o direito a viver, o direito à instrução, o direito de associação, os direitos de todas as minorias".

Nesse sentido, disse, "é necessário assegurar a cada um a liberdade de culto, dialogando e trabalhando juntos para ajudar a quem é mais necessitado". A Igreja, acrescentou, "promove o bem das pessoas sem distinguir sua religião". Por isso o Cardeal exorta a defender as minorias, especialmente os cristãos "que se encontram em países muçulmanos" que é uma tarefa "que devemos prosseguir todos juntos".

O Cardeal Bertone conta logo depois de uma conversação telefônica com o Patriarca de Bagdá, Cardeal Emmanuel Delly, depois dos terríveis atentados que também afetaram o Patriarcado Caldeu.

Dirigindo-se à população do Oriente Médio, o Cardeal exortou "os cristãos árabes a ficarem, porque cumprem uma função positiva, embora algum possa equivocar-se". Este é um tema, explica, recorrente quando os responsáveis políticos da região vão de visita ao Vaticano.

O Cristianismo, recorda o Cardeal na entrevista de vinte minutos, nasceu no Oriente Médio, por isso os árabes cristãos vivem "muito orgulhosos disso". 

O documentário

Este projeto, que busca mostrar a realidade do Vaticano ao mundo muçulmano e que será divulgado pelo canal Al Jazeera em seis meses, também incluirá entrevistas com o Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, e os Arcebispos Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura; Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e Rino Fisichella, Presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

Segundo Mohamed Kenawi, quem realizou a entrevista ao Cardeal Bertone, "a decisão de realizar o documentário nasce do desejo de fazer conhecer no mundo árabe e muçulmano uma realidade universal como a Igreja Católica, e em particular o Vaticano, entidade independente e privada guiada pelo Pontífice, que é ao mesmo tempo líder espiritual e Chefe de Estado".

Para Kenawi, este documentário que foi bem acolhido entre os membros da Cúria vaticana, "pode servir para dar a conhecer melhor no mundo árabe a figura do Papa e o papel da Santa Sé no atual cenário internacional".