O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, deu a conhecer que o Papa Bento XVI receberá esta sexta-feira 11 de dezembro o Cardeal Sean Brady, Presidente da Conferência Episcopal da Irlanda, e Dom Diarmuid Martin, Arcebispo do Dublin, para tratar, entre outros temas, o dos abusos sexuais por parte de alguns membros do clero.
       
Em resposta às perguntas de alguns jornalistas sobre este assunto, o Pe. Lombardi assinalou que o Santo Padre se reunirá com os prelados irlandeses para "avaliar a dolorosa situação da Igreja na Irlanda logo depois da recente publicação do ‘Murphy Commission Report’ (Relatório da Comissão Murphy) sobre o assunto dos abusos sexuais por parte de alguns membros do clero da Arquidiocese de Dublin".

No encontro também participarão alguns responsáveis pelos dicastérios da Cúria competentes para tratar o tema, assim como o Núncio Apostólico na Irlanda, Dom Giuseppe Leanza.

Os bispos irlandeses já lamentaram publicamente o chamado relatório que reporta que em mais de 70 anos, em torno de duas mil crianças teriam sido vítimas de diversos maus tratos em instituições vinculadas à Igreja Católica.