Uma multidão de fiéis se congregou este sábado na porta da Gruta de Lourdes para caminhar até a catedral dos Santos Pedro e Cecília, junto à imagem da Virgem de Luján, na 36° edição da tradicional Marcha da Esperança que se realizou em Mar del Plata, Argentina.

Os milhares de participantes, que chegaram a encher 12 quarteirões, partiram sob o lema "Mãe, ao seu coração confiamos a causa da vida" e estiveram acompanhados do Bispo de Mar del Plata, Dom Juan Alberto Puiggari, que presidiu uma Eucaristia ao finalizar o concorrido evento.

Depois desta intensa marcha, o Prelado presidiu uma Missa com a que se inaugurou o Ano Diocesano da Família. Em sua homilia assinalou: "é difícil acrescentar palavras a tudo o que escutamos, oramos, cantamos, a tudo que certamente está no coração de cada um de vocês, por isso cheios de gratidão e alegria estamos culminando com esta Eucaristia. Esta Marcha, como todos os anos foi uma manifestação do amor de vocês à nossa Mãe Santíssima".

"Diante de tantos sinais de morte, tantas vítimas inocentes, tanta dor, tanta violência e injustiça não reagimos pelo derrotismo (...), pelo contrário quisemos nos comprometer e por isso estamos aqui, para sermos discípulos daquele que é a vida e missionários dessa vida plena que nos veio por Maria, com a segurança de que estamos oferecendo a este mundo a salvação e a felicidade que tanto anseia" expressou.

Ao finalizar a Eucaristia deu-se início ao Ano Diocesano da Família e se repartiram uns presépios que logo foram bentos por Dom Puiggari, quem recordou as palavras do Papa Bento XVI em Aparecida: "a família, patrimônio da humanidade, constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos, é e foi escola de fé, palco de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e se acolhe generosa e responsavelmente".

O Prelado animou os fiéis a trabalharem na família "como saiu do coração de Deus, não como pretendem nos impor alguns homens ou a cultura de hoje".