Esta terça-feira 8 de dezembro, festa da Imaculada Concepção, o Papa Bento XVI presidirá a habitual comemoração que se rende à Virgem Maria na conhecida Praça Espanha de Roma, no que se espera a presença de milhares de fiéis que se unirão ao Santo Padre em oração.

Segundo o programa que a Pontifícia Academia da Imaculada apresenta desde 1938, os primeiros a homenagearem a Virgem Imaculada serão os bombeiros, que deixarão a seus pés uma coroa de flores.

No transcurso do dia, diversas procissões provenientes de várias igrejas da cidade também chegarão até a Praça Espanha, entre as que se poderão apreciar às associações religiosas e culturais, a dos escoteiros, a de diversos grupos de oração, entre outros.

Ao meio-dia está prevista a presença de um coro convidado pelo embaixador da Espanha ante a Santa Sé, para a comemoração dos espanhóis que residem em Roma. Com antecedência, a comunidade ibérica participará da Missa na Basílica de Santa Maria Maior, que será celebrada pelo Cardeal Arquipreste.

Na tarde o Papa se fará presente para colocar sua oferenda floral, e farão o mesmo o prefeito e o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Santo Padre para a diocese de Roma.