O Fundador do Movimento de Vida Cristã (MVC), o leigo consagrado Luis Fernando Figari, exortou aos mais de quatro mil participantes reunidos sábado pela tarde em um encontro realizado nesta cidade equatoriana a viver uma vida heróica de amor entregue a Deus, como o fez Santa Maria, para anunciar "o fogo do Evangelho que não se apaga" a um "mundo que passa frio".

Em sua intervenção no Centro de Convenções Simón Bolívar, Figari agradeceu primeiro a Deus por estar em Santiago de Guayaquil, "a cidade de Cristo e Maria", e pela "intensa e formosa experiência" que congrega nestes dias mais de 200 delegados do Movimento de Vida Cristã em sua 3º Assembléia Plenária que se realiza até a terça-feira 8 de dezembro.

O Fundador do MVC expressou sua alegria por celebrar neste encontro a fé como família espiritual, olhando para o apóstolo Santiago "de cujo nome desperta a proximidade com Jesus e o compromisso apostólico".

Ante um atento auditório, Luis Fernando Figari recordou que o Equador foi o primeiro país latino-americano em ser consagrado a Santa Maria e ao Sagrado Coração de Jesus. "Esse é nosso tesouro e não podemos perdê-lo e não vamos perdê-lo por nenhuma razão, porque aqui está nossa bandeira da fé", disse.

Ao falar logo depois da vida cristã, o Fundador do MVC ressaltou que esta "não se manifesta na tristeza mas na alegria, pois participamos da alegria do Senhor Jesus, de maneira singular em nossa vida interior quando celebramos a fé, neste encontro, com suas orações, com seu júbilo, seus cantos, suas barras, e suas mensagens. Com Maria nos alegramos da Boa Nova de Jesus, celebramos a Boa Notícia e nos convertemos em fogo ardente de seu coração, e lançamos uma mensagem de fé, de amor e de entusiasmo a um mundo que passa frio".

Figari assegurou aos presentes que "de cada um de vocês se reclama uma vida heróica por amor, que responda a uma entrega generosa". "Eu quero que pensemos uns instantes: estão dispostos a seguir Jesus até dar a vida?", questionou. 

Luis Fernando Figari explicou além que a ignorância na fé é um dos principais elementos que o demônio tem para atacar à Igreja, por isso propôs como resposta concreta, aos líderes do MVC no Equador, estabelecer escolas de catequistas.

"Deve-se levar o amor de Deus a sério, abrir-se a Ele, sair ao encontro do Senhor Jesus a cada passo, porque Cristo sai a nosso encontro, Ele nos chama, está tocando a porta de nossos corações e nos convida a recebê-lo, a acolhê-lo, a abrir- lhe nossa interioridade, para que em nós entre seu fogo que não se apaga".

Refletindo logo sobre a passagem bíblica do jovem rico e depois de comentar que como ele são muitos os que experimentam o amor de Deus mas que ainda põem barreiras para responder autenticamente, Luis Fernando Figari exclamou: "Quantas vezes nos fechamos, rechaçamos o amor de Deus, não queremos aceitar que o amor de Deus está nos chamando porque nos resulta incômodo! O Senhor Jesus sai a seu encontro! Abandona tudo aquilo que é um obstáculo para que entregues a tua vida, para que te entregues ao amor!"

"Se Deus te chama responde como Santa Maria que se arriscou e se entregou ao Plano de Deus sem medo", exortou.

Finalmente, Luis Fernando convidou aos emevecistas a optar pelo Senhor Jesus: "Você escolhe, você escolhe. Que mais pôde fazer o Senhor por ti para que alcances a salvação, a perfeição, a alegria? Você pode calar ou abrir-se totalmente a Ele e entregar-se totalmente para seguir Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida. Opta pela vida, opta pelo amor, pela liberdade que o Senhor Jesus nos revela".

Depois da exposição, dois delegados da 3º Assembléia Plenária chegaram até o estrado para entregar a Luis Fernando, em nome de todo o MVC, uma imagem de Nossa Senhora da Reconciliação esculpida em madeira de Santo Antonio de Ibarra, no Equador. O Encontro concluiu com uma série de números artísticos mostrando as expressões dos países onde este movimento eclesial serve apostolicamente.