Ao receber este meio-dia os bispos da região Sul 3 e Sul 4 do Brasil, o Papa Bento XVI ressaltou que as escolas e universidades católicas têm como tarefa a promoção da "unidade entre fé, cultura e vida que constitui a finalidade fundamental da educação cristã".

Ao falar sobre a importância das escolas e as universidades católicas como lugares que se inspiram no humanismo cristão, o Santo Padre alentou estas comunidades educativas a realizarem sua missão em "uma convencida sinergia com as famílias e a comunidade eclesiástica".

Quanto às escolas estatais, estas podem "ser ajudadas em sua tarefa educativa com a presença de professores cristãos –em primeiro lugar, mas não exclusivamente, os de religião católica– e por alunos formados de maneira cristã, assim como pela colaboração das famílias e a própria comunidade cristã".

"Com efeito –continuou o Papa– uma sã laicidade da escola não implica uma negação da transcendência, nem uma mera neutralidade ante os requisitos de valores morais que se encontram na base de uma autêntica formação da pessoa, incluindo a educação religiosa".
O Santo Padre sublinhou logo que "a escola católica não pode ser pensada nem vive separada de outras instituições educativas. Está ao serviço da sociedade: desempenha uma função pública e um serviço de utilidade pública, não reservado apenas aos católicos, mas aberto a todos os que queiram desfrutar de uma proposta educativa qualificada".

Ao recordar que o rosto de Cristo deve estar "no centro do processo educativo", Bento XVI explicou que este processo "que começa na escola primária e secundária, realiza-se de modo mais alto e especializado nas universidades".

"A Igreja sempre foi solidária com a universidade e com sua vocação de conduzir o homem aos mais altos níveis de conhecimento da verdade e do domínio do mundo em todos seus aspectos", disse logo.

O Papa também agradeceu "às diversas congregações religiosas que entre vocês fundaram e sustentam renomadas universidades, recordando-lhes que não são propriedade de quem as fundou ou de quem assiste a elas, mas são expressão da Igreja e do seu patrimônio de fé".

Ao final do encontro, o papa concluiu pedindo ao Senhor que derrame a abundância da sua Luz sobre todas as escolas brasileiras, confiando seus protagonistas à proteção da Virgem Maria. O Santo Padre concedeu aos sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos leigos engajados e a todos os fiéis brasileiros das dioceses catarinenses e gaúchas a sua bênção apostólica.