Depois do encontro sustentado ontem no Palácio Apostólico Vaticano entre o Papa Bento XVI e o Presidente da Rússia, Dmitrij Medvedev, anunciou-se que se decidiu o estabelecimento pleno das relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Federação Russa.

Conforme informa um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé, no encontro se deu "um intercâmbio de opiniões sobre a situação econômica e política internacional, à luz da encíclica Caritas in veritate" e se tratou "dos atuais desafios quanto à segurança e a paz. Também se conversou sobre diversos temas culturais e sociais de comum interesse, como o valor da família e a contribuição dos fiéis à vida da Rússia".

Depois das conversas que duraram pouco menos de meia hora, segundo assinalam diversos meios italianos, deu-se o tradicional intercâmbio de presentes no qual o mandatário russo obsequiou ao Santo Padre um quadro com a imagem da Catedral de São Basílio na Praça Vermelha de Moscou e os 22 volumes faltantes da Enciclopédia Ortodoxa. "Não saberei lê-los", comentou o Papa, ao que Medvedev respondeu "que será ajudado".

Por sua parte Bento XVI deu de presente a Medvedev, além da medalha de ouro de seu pontificado uma litografia de Bernini de 1645 que representa o aspecto da fachada de São Pedro assim como a primeira cópia da tradução ao russo da encíclica Caritas in Veritate.

De outro lado, a porta-voz do Kremlin, Natalia Timakova declarou que "o Presidente Medvedev disse ao Papa Bento XVI durante o encontro de hoje que assinou um decreto sobre o estabelecimento das plenas relações diplomáticas com o Vaticano. Ordenou que o Ministério de Relações Exteriores conduza os diálogos para estabelecer relações diplomáticas e elevar o status das representações, respectivamente, ao nível de embaixada e Nunciatura Apostólica".