Católicos provenientes de toda a China continental e de Taiwan peregrinam à ilha de Shang Chuan, na província de Guang Dong, onde São Francisco Xavier morreu em 3 de dezembro de 1552, para expressar sua devoção ao santo que, junto ao Pe. Mateo Ricci, é considerado pelos chineses "como um de nós".

A agência vaticana Fides informou que "são muitos os peregrinos provenientes de todas as partes do continente, de Hong Kong, Macao e Taiwan, sobre tudo nestes últimos dias, na vigília da festa do Santo padroeiro das Missões".

Indicou que além da peregrinação, as comunidades católicas realizam diversos encontros de oração e os sacerdotes chineses estudam e refletem sobre "a Carta do Secretário de estado, o Card. Tarcisio Bertone, para o Ano Sacerdotal".

A agência vaticana relatou que a festa de São Francisco Javier conta com muitos devotos na China e "celebra-se com uma solene Eucaristia em sua honra em quase todas as comunidades, especialmente aquelas que levam seu nome".

"junto a seu irmão, o P. Matteo Ricci, o grande missionário da China, também São Francisco Javier é considerado pelos católicos chineses ‘como um de nós’: Também os não católicos os considera precursores exemplares e excelentes do intercâmbio cultural entre o oriente e ocidentes", destacou.