O Arcebispo de Bangalore, Dom Bernard Mora, assinalou que atrás das acusações contra os cristãos de realizar "conversões ilegais", existem interesses políticos de grupos integristas hindus.

As acusações de conversões, assinalou "foram aumentadas com a precisa intenção de criar insegurança e animosidade entre as comunidades de distintas religiões em relação aos cristãos. Estas acusações foram motivadas politicamente".

A agência vaticana Fides informou que nesta denúncia coincidiu o fórum ecumênico no qual participaram mais de 500 sacerdotes e pastores de outras denominações cristãs, e que foi presidido pelo Dom Mora. Os participantes advertiram que as leis anti-conversão promovidas por alguns estados hindus atentam contra a liberdade religiosa.

O Prelado indicou que se existirem casos que tenham violado a legislação, estes devem ser investigados e levados à Corte de justiça. Entretanto, esclareceu que não se pode estender esta acusação indiscriminadamente a todos os cristãos. Isto, advertiu, "é só uma tentativa por criar desarmonia na sociedade com fins políticos".

"Os cristãos não obrigaram a ninguém", afirmou Dom Mora, e disse que é "o trabalho de proximidade e assistência aos pobres e aos marginados, que muitas vezes pedem conhecer melhor a mensagem de Cristo", que os motiva a escolher "em plena liberta de consciência a religião cristã, (algo que) está sob o olhar de todos".

Finalmente, no fórum se destacou que os ataques às Igrejas e comunidades cristãs "são um sinal do Senhor que nos impulsiona com força ao caminho ecumênico", e que o atual clima político acelerou o caminho ecumênico entre os cristãos para poder responder às tentativas de ilegitimidade e de difamação.