Dom Roberto González Nieves, Arcebispo de San Juan, pediu aos fiéis guardar o sentido da festa da Epifania, cujo propósito é “demonstrar o caminho à fé em Cristo”.

O Prelado explicou que esta festa, conhecida como Dia de Reis, “é mais antiga que a celebração do Natal”, e corre assim como  esta, o perigo de ser secularizada.

Dom González Nieves disse que a perseverança dos Reis Magos de percorrer um longo trecho desde suas longínquas terras até o presépio de Belém, deve ser comparada com a insistência da humanidade de querer compreender o por quê de sua existência e o sentido da vida.

O Arcebispo de San Juan advertiu que “quando desaparece esta inquietação do coração humano, os homens e as mulheres sentem uma solidão insuportável que procuram superar por meio de ilusões e ideologias, manipuladas pelos poderes dominantes na sociedade”.

Por outro lado, ao fazer um balanço do ano que passou, o Prelado disse que  2004 foi “muito doloroso” para Porto Rico, especialmente no afazer político que levou o país a experimentar divisões.

Dom González chamou os fiéis a curar as feridas abertas no ano passado e a não pôr todas suas esperanças na política, mas sim fazer dela um meio que sirva à “dignidade e santidade do ser humano”.

Finalmente, o Arcebispo assinalou que “na Epifania se dá a convergência de pessoas de diferentes culturas, de diferentes ideologias, de diferentes credos religiosos e maneiras de pensar que obtêm um fim comum: a exaltação da glória de Deus, o reconhecimento de Jesus como o único Messias e Salvador”.