O Observatório Internacional Cardeal Vão Thuân escreveu e publicou o primeiro relatório sobre a Doutrina Social da Igreja no mundo, uma obra de 187 páginas criada com informação dos cinco continentes sobre este importante tema.

Conforme explicam do Observatório, o texto foi editado pelo Edizioni Cantagalli Siena e já se encontra à venda nas livrarias italianas. Como comenta o Cardeal Renato Martino no prefácio, "trata-se de um acontecimento de absoluta novidade e grande utilidade".

Este relatório, dirigido pelo Presidente do Observatório, Dom Giampaolo Crepaldi e Stefano Fontana, apresenta "uma síntese introdutória, uma análise do magistério do Papa Bento XVI do ano investigado, uma análise da problemática emergente nos cinco continentes com uma perspectiva de 360 graus, entre outros textos; que concluem com uma cronologia muito analítica sobre os principais acontecimentos".

A nota assinala que este relatório "é um instrumento fundamental de informação, investigação e diálogo. pode-se entender aonde vai a Igreja Católica com sua doutrina social, seus pontos fortes e fracos, os avanços e retrocessos. Marca a pauta, como fazem os navegantes no mar".

Este relatório é o primeiro, concluem, e ressaltam que "converta-se em ponto de referência para quantos estejam interessados na Doutrina Social da Igreja".