Distintas organizações católicas criticaram a difusão de dois avisos publicitários da organização PETA –que se diz promover os "direitos" dos animais–, no qual uma modelo polonesa que se proclama católica profana um crucifixo e um terço.

Em um dos avisos que formam parte da campanha de PETA contra a venda de mascotes, a modelo Joanna Krupa aparece nua luzindo asas de anjo, e oculta algumas parte de seu corpo com um crucifixo. No aviso se lê: "Sejamos uns anjos para os animais, adotando a pequenas criaturas, não comprando-as".

No outro, Krupa –que foi capa da revista Playboy– aparece com as asas de anjo em topless, carregando a um cachorrinho e sustentando um terço na mão direita.

Para Deal Hudson, da revista católica online InsideCatholic.com, os avisos são totalmente inapropriados, "outra mostra do desrespeito para com a Cristandade e outro exemplo do tipo de abuso que nunca ocorreria contra outra religião porque as protestas seriam imediatas e tão altissonantes que as pessoas atrás destes (avisos) se retratariam rapidamente".

Por sua parte, o presidente da Liga Católica, Bill Donohue, esclareceu que "gatos e cães estão mais a salvo em lojas de mascotes que nas mãos dos empregados da PETA. As lojas de mascotes não destroem a iconografia cristã nem se envolvem em reclamações irreligiosas baratas".

Para o Donohue, "PETA é uma fraude" e tem "um grande recorde explorando temas cristãos e judeus para promover seus serviços".

Krupa publicou uma declaração em resposta aos críticos da campanha em que argumenta que "como católica praticante, estou surpreendida com o protesto da Liga Católica contra os avisos de PETA, dos quais me sinto muito orgulhosa. Estou fazendo o que a Igreja Católica deveria fazer: trabalhar para deter o desnecessário sofrimento das mais indefesas criaturas do Senhor".

Entretanto, Donohue explica que seria difícil encontrar uma organização americana que trate aos animais com menos ética que a PETA. No ano 2008, como o demonstra o Centro pela Liberdade do Consumidor, PETA "matou 95 por cento dos mascotes em adoção que tinha ao seu cuidado" e "nos últimos dez anos matou um total de 21,339 gatos e cães. Apesar de contar com um orçamento de 32 milhões de dólares, PETA não opera um só albergue para a adoção de animais".