Em ocasião da Jornada Mundial de luta contra a AIDS, o Presidente da Comissão para a Saúde da Conferência Episcopal da Índia, Dom Bernard Blasius Mora, recordou que a Igreja neste país trabalha incansavelmente por quem sofre deste mau e recordou a urgente necessidade de intensificar as terapias retro-virais para evitar o desenvolvimento da síndrome.

O também Arcebispo de Bangalore assinalou que "com a introdução das terapias retro-virais nos programas nacionais e a disponibilidade dos fármacos através dos centros gratuitos o acesso universal se converteu em uma possibilidade. Necessitamos então redescobrir os princípios da ‘saúde básica’, com particular atenção às zonas mais pobres e a quantos vivem em lugares remotos para que os fármacos estejam sempre disponíveis e sejam distribuídos equitativamente".

"Neste aspecto –continuou– é que devemos manter nossas promessas. Esta é a chave ao acesso universal".

Esta promessa, disse logo conforme informa L’Osservatore Romano, "pode ser verificada quando os políticos mantenham suas promessas de bom governo, reforçando os serviços de assistência sanitária no país e também se a comissão sanitária eclesiástica se esforçar em maiores iniciativas para ajudar as pessoas afetadas pelo HIV/AIDS".

O Prelado convida ademais a uma ação em conjunto para confrontar a doença razão pela qual solicitou às ONGs, ao setor empresarial, à sociedade civil em geral, que superem os "horizontes restringidos e trabalhem juntos para reforçar os programas nacionais".

A rede de assistência da Igreja na Índia conta com 5 mil e 500 estruturas sanitárias e é a segunda maior no país, junto àquela do governo.