O Coordenador General do Movimento de Vida Cristã (MVC), Eduardo Regal, anunciou que a partir de agora o MVC conta com um novo acento apostólico para responder aos problemas de nosso tempo: a promoção da vida, dignidade e direitos da pessoa humana.

Na conferência inaugural da III Assembléia Plenária do MVC que começou esta manhã em Guayaquil (Equador), Regal explicou aos participantes que o fundador do MVC e a Família Sodálite, Luis Fernando Figari, decidiu somar este novo acento aos outros quatro que caracterizam o trabalho apostólico do MVC e que são o serviço evangelizador aos jovens, o compromisso solidário com os pobres, a evangelização da cultura e a evangelização da família.

Regal ressaltou que "como Movimento temos que anunciar ardorosamente o Evangelho da Vida, com a convicção de tudo o que implica assinalar que só no Senhor Jesus o ser humano encontra a vida plena".

"Por isso, continuaremos nossos esforços e trabalhos, de cara ao futuro, por promover e defender os direitos fundamentais da pessoa humana. Impulsionaremos as diferentes iniciativas apostólicas que já temos neste campo e apoiaremos o surgimento de outras novas", acrescentou.

Do mesmo modo, alentou os membros do MVC a "promoverem uma sólida fundamentação dos direitos na natureza do ser humano com a iluminação que a fé contribui sobre ela e com a convicção de que a promoção e a defesa da dignidade e dos direitos humanos ficará melhor e mais solidamente fundada dessa forma".

Segundo fontes oficiais do MVC, este novo acento surge ante a necessidade de responder a um tempo marcado pelos constantes ataques contra a vida em todas suas etapas.

Um documento oficial do MVC difundido na Assembléia explica este novo acento: "O MVC segundo as luzes dos ensinamentos da fé e a reta razão faz uma explícita opção por defender a vida do ser humano desde sua concepção até seu fim natural. Nós emevecistas nos aproximamos da realidade íntegra da pessoa, conscientes de que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus e por isso a dignidade da pessoa humana e seus direitos inalienáveis são um âmbito de fundamental atenção na ação apostólica do movimento".

A III Assembléia Plenária do MVC congrega em Guayaquil 250 delegados provenientes de 17 países do mundo até o próximo 8 de dezembro. Os emevecistas têm como convidado especial o Cardeal Estanislao Karlic, Arcebispo Emérito de Paraná, Argentina, integrante da comissão de redação do novo Catecismo da Igreja Católica que se publicou em 1992.

As anteriores assembléias do MVC tiveram lugar em Roma em 1999 e em Lima em 2004.

O Movimento de Vida Cristã é uma associação internacional de fiéis de direito pontifício reconhecida pela Santa Sé em 1994.

Este encontra-se atualmente nos cinco continentes com atividades apostólicas no Peru, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Costa Rica, República Dominicana, Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Espanha, México, Austrália, Angola e Filipinas.

Mais informação: http://www.asambleaplenaria.org/home.html