Ao finalizar a Audiência Geral desta quarta-feira e ao recordar que hoje se celebra o 25º aniversário da exortação apostólica "Reconciliatio et paenitentia" do recordado servo de Deus João Paulo II, o Papa Bento XVI alentou os fiéis a aproximarem-se com confiança ao sacramento da Reconciliação.

Depois de explicar que a mencionada exortação "chamou a atenção sobre a importância do sacramento da penitência na vida da Igreja", o Santo Padre recordou "algumas figuras extraordinárias de ‘apóstolos do confessionário’, incansáveis dispensadores da misericórdia divina: São João Maria Vianney (o Cura D’Ars), São Giuseppe Cafasso, São Leopoldo Mandic, São Pio de Pietrelcina (o Padre Pio)".

Seguidamente o Papa pediu aos jovens que o "testemunho de fé e de caridade" destes Santos os "impulsione a fugir do pecado e a projetar o futuro como um serviço generoso a Deus e ao próximo. Que ajude os doentes a experimentarem no sofrimento a misericórdia de Cristo crucificado. Anime aos recém casados a criar na família um clima constante de fé e de recíproca compreensão".

Finalmente o Papa exortou a que "o exemplo destes Santos, assíduos e fiéis ministros do perdão divino seja para os sacerdotes –especialmente neste Ano sacerdotal– e para todos os cristãos um convite a confiar sempre na bondade de Deus, aproximando-se e celebrando com confiança o Sacramento da Reconciliação".