A agência oficial estatal chinesa, Xin Fuja, destacou a figura do Pe. Mateo Ricci, missionário jesuíta italiano que levou o Evangelho ao império chinês, e que o qualificou de "ponte entre o ocidente e oriente".

Conforme informou a agência Fides, o artigo foi publicado em 23 de novembro no marco dos 400 anos da morte do missionário, que se celebrará em 11 de maio de 2010.

O texto se titula "Modelo da incorporação da civilização européia e chinesa", e foi tomado por diferentes web sites governamentais. O artigo destaca ao Pe. Ricci como "ponte entre o ocidente e oriente", "grande sábio do ocidente", "promotor/modelo da mudança entre o ocidente e oriente".

A seguir se dá uma detalhada biografia onde fica de relevo sua missão, contribuição cultural, científica, social e religiosa; e cita a carta do Papa Bento XVI a Dom Claudio Giuliodori, Bispo de Macerata-Tolentino-Recanati-Cingoli-Treia, com ocasião das celebrações pelos 400 anos da morte do missionário.

O artigo analisa os fatores que fizeram do Pe. Mateo Ricci uma figura importante e muito amada por todos os chineses, católicos e não católicos. O missionário italiano foi "pioneiro da busca de uma base comum de diálogo inter-religioso e do intercâmbio científico cultural. Com seu extraordinário talento cultural e teológico que supera o tempo, indicou uma via alternativa para a incorporação entre cultura e ciência para todos", afirmou a agência oficial a China.