O Arcebispo de Barcelona, Cardeal Lluís Martínez Sistach, chamou os católicos a viverem adequadamente o tempo de Advento como preparação para a vinda do Senhor, e recordou que frente às tribulações, somente mantém a esperança quem se sabe amado por Deus.

"Tão somente pode ter esperança aquela pessoa que se sabe amada Por Deus. Desta convicção nasce a esperança, já que quem acredita que Deus é amor acredita que Deus nos amou tanto que enviou a seu Filho ao mundo para nos salvar. Esta profunda convicção fundamenta uma esperança confiada e gozosa", afirmou o Cardeal em uma mensagem ante o primeiro domingo de Advento.

O Arcebispo explicou que "o ato de esperança cristã inclui diferentes aspectos unidos entre eles: a espera da salvação futura na definitiva revelação do Cristo glorificado; a coragem paciente e perseverante que não cede ao desânimo nas tribulações, e a atitude de liberdade e audácia de espírito que confia e se alegra unicamente no amor de Deus e na salvação de Jesus Cristo".

Nesse sentido, destacou a transcendência da mensagem cristã, onde a vinda do Senhor é a resposta para uma sociedade que "alenta em realidade a resignação, desilusão e inclusive frustração e desespero". "Falamos agora da verdadeira esperança, que tem suas raízes na fé e que se alimenta do amor", expressou.

O Cardeal Martínez Sistach disse que "a alegria do Advento é doce e profunda porque brota (…) da esperança cristã que nunca engana, porque se fundamenta com solidez na certeza das promessas divinas".

Finalmente, convidou aos espanhóis à conversão porque o Advento acentua a convicção de que Jesus vem continuamente à vida de cada pessoa. "O Filho de Deus, por sua encarnação, uniu-se de algum jeito a cada homem: trabalhou com mãos de homem, pensou com inteligência humana, atuou com vontade humana e amou com coração de homem. Nascido de Maria virgem, em todo se fez homem como um de nós, parecido a um de nós, exceto no pecado", afirmou.