O conselheiro especial para a luta contra a AIDS da Caritas Internacional, Dom Robert Vitillo, explicou que uma das principais formas de combater esta enfermidade é a educação em valores entre os jovens, que embora "não custe nada, custa também muito esforço e fadiga".

Em declarações à Rádio Vaticano desde Nairobi, o conselheiro recordou que a Igreja sempre está muito perto das pessoas que mais sofrem. Esta pandemia segue e segundo as cifras publicadas pela ONU temos mais de dois milhões de pessoas infectadas em 2008. Isto significa então que devemos nos dedicar mais à prevenção desta enfermidade".

Dom Vitillo disse logo que a educação aos jovens não é fácil pois "custa muito ter êxito em fazê-los descobrir os valores e a sua própria dignidade. Mas é necessário ajudá-los a estabelecer vínculos sadios entre eles".

Referindo-se logo ao lamentável fato de que quase 60 por cento da população dos países pobres não tem acesso aos remédios e que o problema é ainda mais grave porque apenas 20 por cento de meninos soropositivos podem recebê-las porque "os medicamentos não são específicos para o uso pediátrico", o conselheiro expressou a necessidade de "pedir às casas farmacêuticas e aos mesmos governos a promoção da investigação que desenvolva os remédios adaptados especialmente para a infância".