Uma pessoa levada pelo remorso e amparada no segredo de confissão, devolveu valiosas obras de arte sacra a uma Igreja no estado brasileiro de Minas Gerais, logo depois de receber o sacramento da Reconciliação.

A pessoa devolveu uma valiosa imagem de São Sebastião e três crucifixos, –alguns  deles do século XVIII- à Igreja Matriz de São José da Lagoa, de onde tinham sido roubados 50 anos atrás, conforme informou esta semana o jornal "O Globo".

O pároco de Nova Era, Pe. Eugênio Ferreira de Lima, recebeu as três peças embrulhadas em papel das mãos de uma pessoa que minutos antes se confessou com ele, por isso não poderá revelar seu nome nem dar detalhes do ato.

“A surpresa foi enorme”, disse o Pe. Ferreira, que desconhecia a existência das peças já que não figuravam no catálogo do patrimônio da igreja.

Entretanto, graças a historiadores e habitantes do lugar, o Sacerdote confirmou que a imagem e os crucifixos tinham pertencido à paróquia.

O valor dessas peças é muito grande, forma parte de uma tradição cultural e religiosa da cidade. É muito gratificante recuperá-las”, disse o Pe. Ferreira ao jornal "O Globo".

Um dos crucifixos é atribuído ao artista Francisco Vieira Servas, que fora contemporâneo do destacado escultor brasileiro Antonio Francisco “Aleijadinho” Lisboa.

Desde agosto de 2004, quando começou a campanha para recuperar o patrimônio histórico cultural de Minas Gerais, foram devolvidas 200 peças que tinham desaparecido de Igrejas locais.