Um grupo de cinco religiosas dominicanas que estavam no convento de Santa Teresa em Mosul (Iraque) escapou da morte depois do ataque terrorista desta quinta-feira. Em declarações à organização católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) uma delas assinalou que depois da explosão "estávamos totalmente em choque. O violento ruído da bomba e os danos nos aterrorizou".

Ante a destruição da Igreja de São Efrém e o ataque ao convento de Santa Teresa, o Pe. Bashar Warda, quem coordena o apoio depois dos atentados, assinalou que "estamos perdidos se queremos encontrar uma explicação ao que passou" e afirmou que surpreende mais a agressão a São Efrém pois seu pároco, o Pe. Youhanna Jajeka tem uma "excelente reputação na vizinhança".

Este sacerdote, disse, "é um homem pacífico e honorável. É conhecido por suas boas relações com todos na área assim como por seu serviço aos mais necessitados".

O Pe. Bashar disse logo que "os cristãos em Mosul se surpreenderam muito com estes ataques. As coisas se foram normalizando e muitos sentiam que a segurança tinha melhorado. O que aconteceu pôs uma pausa no otimismo".

Por outro lado, em uma mensagem à AIS, o Arcebispo eleito de Mosul, Dom Nona Amel indicou que "o que aconteceu é algo terrível. Não sabemos por que passou. Damos graças a Deus porque o pároco de São Efrém não estava na igreja, pois teria morrido".