O Núncio Apostólico na Argentina, Dom Adriano Bernardini, chamou os sacerdotes a imitarem a Cristo porque sobre Ele se sustenta o ministério e se fortalece a identidade do sacerdócio.

O Prelado presidiu uma Missa na Catedral de Santiago del Estero com motivo da chegada da relíquia de San João Maria Vianney. Durante sua homilia recordou que o sacerdócio é um ministério, um dever e um serviço que se unem na imitação de Cristo, "pedra da qual foi talhado nosso ministério sacerdotal".

"Tudo isto vai reafirmando a Teologia para restituir à Igreja uma imagem nova, mais verdadeira e mais luminosa do sacerdote, depois da grande crise de identidade que caracterizou ao sacerdócio no clima de secularização", expressou.

Dom Bernardini se dirigiu também aos fiéis e chamou a "não compadecer-se" pelas renúncias que faz o sacerdote porque o que deixa "é nada em comparação com aquilo que promete" o Senhor.

"O sacerdote não pede que se compadeçam dele e muito menos que o critiquem, mas sim que se alegrem com ele, que dêem graças a Deus com ele, que rezem por ele e o sustentem com seu afeto. Disto sim tem necessidade para não sentir-se rechaçado e só em um mundo sempre mais fechado aos valores espirituais", expressou.

O Prelado também alentou os sacerdotes a serem fiéis porque o ministério ao que foram chamados é "um modo de empenhar-se pelo crescimento do Reino de Deus, ao lado de outros modos de compromisso que caracterizam a vida dos leigos, casados ou não".