O PEMSA – Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional- foi criado em 2003 pelos Missionários Redentoristas, com o objetivo primeiro de se tornar o coral e a orquestra do Santuário Nacional, e com a missão de promover educação e cultura através de ensino musical sistematizado e gratuito direcionado às crianças, adolescentes e jovens. O projeto é mantido pelo Santuário Nacional de Aparecida.

A administração do Santuário, junto à coordenação artística do então coral e orquestra decidiu desenvolver um curso de educação musical, de forma que os alunos tivessem oportunidade de se tornarem músicos profissionais. O projeto foi implantado dentro da estrutura física da Casa do Pequeno, que é uma obra social da Arquidiocese de Aparecida, mantida pelo Santuário Nacional através da Campanha dos Devotos.

A Assessoria de imprensa do santuário informou que o PEMSA oferece cursos para o aprendizado de todos os instrumentos que compõem uma grande orquestra sinfônica (15 modalidades no total), além da modalidade canto coral, atendendo hoje mais de 400 alunos inscritos.

‘Celeiro de novos talentos’

Segundo o maestro Altair Lobato coordenador do PEMSA, nesses 6 anos o projeto transformou-se em um verdadeiro celeiro de novos talentos.
“Temos músicos que tiveram seu primeiro contato com a teoria musical conosco e que hoje atuam em orquestras militares renomadas, além do Projeto Guri e orquestras sinfônicas pelo Brasil”, disse.
Lobato menciona também o feedback que recebe de pais e professores sobre a mudança no comportamento dos alunos a partir do momento que ingressa no PEMSA: “Eles se tornam mais responsáveis, disciplinados, concentrados e com uma imensa vontade de vencer!”, comemora.

O PEMSA já esteve presente em várias datas e momentos importantes de nosso país, como na visita do Papa Bento XVI ao Brasil, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em 2008 e, em todos os anos, na Festa da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida.