Em um breve encontro com a imprensa, o Padre Álvaro Corcuera, diretor geral dos Legionários de Cristo, expressou sua confiança em que a visita apostólica ordenada pela Santa Sede a esta comunidade, dê frutos de humildade entre seus membros.

O sacerdote se entrevistou em Roma com o Secretário de estado da Santa Sé, Cardeal Tarcisio Bertone, quem chegou à Universidade Européia de Roma –dependente dos legionários– para inaugurar o ano acadêmico.

Depois do diálogo privado, o Padre Corcuera conversou com alguns jornalistas. Segundo vários meios de imprensa, ao ser perguntado pela visita apostólica que começou em julho passado, o sacerdote antecipou que poderia terminar antes de fim de ano e manifestou sua confiança em que esta conduza "a uma congregação mais humilde, uma congregação que possa servir aos outros com muita pureza de intenção, com maior bondade e misericórdia".

Os jornalistas também perguntaram sobre sua relação com o fundador dos Legionários de Cristo, o Padre Marcial Maciel, falecido há poucos anos e acusado de má conduta sexual.

O sacerdote assinalou que recebeu "boas coisas" do seu fundador mas as revelações sobre sua vida privada causam-lhe dor.

"Isto, lógicamente, é uma dor. Temos que reconhecer essas coisas, aceitá-las e seguir adiante, com muita dor e pedindo perdão a todas as pessoas que sofreram", indicou.

Há uns dias, com motivo da festa de Cristo Rei, o Padre Corcuera escreveu uma carta a todos os Legionários na qual pediu "novamente sincero perdão a todas as pessoas que tenham sofrido ou estejam sofrendo pelos fatos tão dolorosos que vivemos".

"Deus nos convida a viver este período intensificando a vida de oração, os atos de caridade e o espírito de penitência", adicionou o sacerdote em sua carta.