O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, recordou que os laicos católicos, partícipes da missão de Cristo Rei, estão chamados como membros da Igreja a "animar de espírito evangélico as realidades temporárias", na Missa que presidiu em Assis no 10° aniversário da re-abertura da basílica papal de São Francisco.

Na Eucaristia que celebrou este domingo, o Cardeal vaticano assinalou que os leigos, em virtude do batismo, estão chamados a participar e testemunhar a Cristo na proximidade aos pobres e os marginados.

O Cardeal disse também que a realeza de Cristo "transmitida a nós através da Cruz, segue manifestando-se ao mundo de hoje mediante a comunidade dos redimidos", quer dizer, dos cristãos.

Por isso, os leigos têm a tarefa de "trabalhar pela promoção da pessoa humana, animar de espírito evangélico as realidades temporais e dar assim testemunho concreto de que Cristo Rei é liberador e salvador de todo o homem e de todos os homens".

"Servir e reinar, diz uma antiga e sintética fórmula usada para o ensino catequético. Cristo Rei reinou no madeiro da cruz, logo depois de ter dado exemplo aos discípulos com o gesto do lavatório de pés. São Francisco reinou amando a irmã pobreza, revestido apenas do hábito e animado por um sincero amor por seu Senhor e os pobres".

Assim também "nós, queridos irmãos e irmãs, devemos seguir nosso caminho de fé para compartilhar, no dia da morte, a mesma coroa de glória", adicionou.