Melchior, Gaspar e Baltasar Cárdenas Ospina nasceram na madrugada de 6 de janeiro de 1962, comovendo a todo o povo tolimense de onde são originários.

Os três, batizados em honra dos tradicionais nomes dos Três Reis Magos, são, conforme informa o jornal “O Tempo”,  “homens de família, trabalhadores como o mais comum dos colombianos, mas que faz muitos anos alimentam um sonho: ter uma audiência com o Papa João Paulo II”.

Os três “Reis Magos” de Tolima são um caso único, porque 43 anos depois de seu nascimento, não se sabe de nenhum caso que tenha ocorrido no Dia de Reis.

O pároco do município, Pe. Faustino Rubiano, que nesse dia esperava a chegada de Melchior, Gaspar e Baltasar, mas envoltos em vultos desde Bogotá para o desfile da festa de Reis, ficou tão perplexo quando soube da chegada dos trigêmeos que abandonou a paróquia e  foi para o hospital  confirmar o advento.

Depois, do púlpito, fez público o nascimento de quem, desde esse dia, foram os Reis Magos oficiais de todas as celebrações, pelo menos durante a infância: Tulio Melchior, Carlos Gaspar e Baltasar.

De seu nascimento dá fé a Diocese de Líbano-Funda, no livro 31, folha 115, números 335, 336 e 337, com a assinatura do Pe. Rubiano, que os batizou e sugeriu os nomes que hoje levam.

Dona Haydee Ospina de Cárdenas, que só viu nascer ao Gaspar e que soube que eram três quando já Baltasar –o  terceiro- tinha chegado ao mundo, recorda que no hospital já não  cabia mais uma alma esse dia. “Todos me levaram presentinhos”, declarou a “O Tempo”.