Rom Houben sofreu um acidente automobilístico em 1983 e os médicos o declararam em coma irreversível. Faz três anos, ele "voltou a nascer" graças a que uma verificação especial revelou que tinha o corpo paralisado mas seu cérebro funcionava quase totalmente.

Com a ajuda de um teclado especial, Houben –hoje de 46 anos de idade– comoveu a sociedade belga ao revelar que desde que despertou depois do acidente sempre esteve consciente mas ninguém o escutava.

"Eu gritava mas ninguém me escutava", declarou Houben à revista alemã Der Spiegel e explicou que se sentia encerrado em um corpo que não respondia, por isso devia lutar com a impotência de ver os doutores e enfermeiras tentando falar com ele antes que perdessem todas as esperanças.

No ano 2006 um exploratório revelou que embora Houben estivesse paralisado, seu cérebro funcionava quase em sua totalidade. "Nunca esquecerei o dia em que me descobriram. Foi como voltar a nascer", declarou.

A história de Houben foi revelada esta semana graças a um ensaio do doutor Steven Laureys, da Universidade de Liege, quem assegura que em 40 por cento dos casos de diagnóstico de estado vegetativo, um estudo mais exaustivo revela sinais de consciência.

A equipe de Laureys treinou Houben para comunicar-se com a ajuda de um teclado especial.

Houben hoje está com vida graças também aos seus pais que resistiram a aceitar que seu filho estava em estado comatoso ou vegetativo.

Sua mãe o levou cinco vezes aos Estados Unidos para que fizessem exames e foi ela quem encontrou o doutor Laureys. Com a ajuda do teclado, Houben começou a escrever suas memórias e embora sua paralisia seja severa, agora já pode comunicar-se com seus seres queridos.