A cadeia de notícias CNN escolheu um jovem católico filipino como ganhador na categoria principal do prêmio “Herói do Ano”. Trata-se de Efren Peñaflorida, quem aos seus 28 anos de idade lidera uma iniciativa para salvar os meninos pobres da delinqüência através da educação.

Efren, filho de um condutor de triciclo e uma dona-de-casa, cresceu perto do depósito de lixo da cidade de Cavite ao sudoeste da Manila, aí decidiu muito jovem que não integraria uma gangue –como a maioria de seus vizinhos- e que superaria a pobreza de seu lar com a educação.

Aos 16 anos de idade prometeu ajudar a que outros meninos tomassem a mesma decisão, por isso criou um programa que oferece tutoria e livros aos menores que vivem em bairros pobres e nas ruas.

Neste tempo, sua organização chamada Dynamic Teen CO, que é integrada por voluntários, pôde melhorar as condições de leitura, escritura e saúde de uns mil e 500 meninos.

Efren se converteu em um dos modelos da Jornada Juvenil Asiática organizada pela Igreja Católica no país.

Segundo Dom Joel Baylon, presidente da Comissão Episcopal de Juventude, Efren é um modelo inspirador para os jovens locais e o prêmio comprova que é possível marcar a diferença na vida cotidiana.