O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, pediu esta manhã uma reunião urgente com as partes envolvidas para mediar na liberação de seqüestrados pelas FARC.

Em declarações à Rádio Caracol, o também Bispo de Auxiliar de Bucaramanga insistiu ao alto Comissário para a Paz, Frank Pearl, a senadora Piedad Córdoba e a Cruz Vermelha Internacional, para reunir-se o mais breve possível e coordenar os detalhes da liberação.

"Isto nos abre novamente uma porta para continuar os diálogos e a Igreja que foi a facilitadora aceita pelas partes" pode desenvolver sua tarefa. "Vou insistir muito em continuar e não só para a liberação de todos, mas por mesas de paz para a Colômbia. Vamos ver que Deus nos ajude nisto, mas sim há esperanças, claro que sim".

"Se obtivermos a reunião tudo vai fluir rapidamente, se não, demoraria muito em levar e trazer mensagens das partes", disse o Prelado.

Do mesmo modo, o Prelado explicou que não pôde confirmar o rumor da fuga do sargento Pablo Emilio Moncayo. "Espero que seja um rumor negativo pois se facilitariam as coisas, mas se está perambulando pela selva seria muito difícil ajudar na sua liberação", adicionou.

Nesta liberação poderiam ser libertados o sargento Moncayo, o soldado Josué Daniel Calvo e se poderia entregar os restos do major Julián Ernesto Guevara à sua família.