Os Bispos do Regional Sul 3 da CNBB realizarão entre os dias entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro próximos a sua visita Ad Limina Apostolorum em Roma, onde terão ocasião de realizar peregrinações e celebrações nas Basílicas Papais e celebrar a santa missa nas Catacumbas de São Calisto, para fazer memória das primeiras comunidades cristãs e serão recebidos pelo Santo Padre, o Papa Bento XVI, no Vaticano.

A Visita Ad Limina é realizada pelo episcopado de todo o mundo, de cinco em cinco anos, como uma forma de expressar a sua vinculação à Igreja de Roma.
“Se há uma característica no clima vivido pelos bispos por ocasião da Visita Ad Limina, com certeza sobressai a preocupação de conferir a solidez de nossa caminhada eclesial, confrontando-a com Pedro e Paulo, e tantos outros mártires que em Roma deram o testemunho de sua fé em Cristo”, afirma Dom Luiz Demétrio Valentini em um recente artigo escrito sobre a tradicional visita que os bispos realizam periodicamente a Roma.

Outro momento de destaque no roteiro previsto é a visita pessoal com o Papa Bento XVI. Segundo Dom Zeno Hastenteufel, bispo diocesano de Novo Hamburgo (RS), esse é um dos momentos mais preciosos da visita. “Nessa audiência, cada bispo fala sobre os temas ligados à vida da diocese, como a situação religiosa, as paróquias, os padres, os seminaristas, os movimentos leigos, a catequese e a juventude diocesana”, enfatiza o prelado.

Os 18 bispos do Rio Grande do Sul e o secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Sul 3, Pe. Tarcisio Rech viajam na próxima quinta-feira.