A Cáritas Portuguesa apresentou hoje, pelo sétimo ano consecutivo, a iniciativa “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que este ano, a título excepcional, criou um projeto específico para ajudar as vítimas da crise em Portugal: o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados.

No domingo 6 de Dezembro celebra-se, às 11:00, na Igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima, uma Eucaristia presidida por D. Carlos Azevedo, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social. A celebração eucarística, que será transmitida em direto pela estação de televisão TVI, será alusiva aos “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto Pela Paz”, com a presença das Cáritas Diocesanas que, nessa data, estarão reunidas em Fátima em Conselho Geral.

Para o dia 19 de Dezembro está agendada a habitual manifestação pública nacional, num apelo solidário à Paz no mundo.

Segundo refere esta instituição católica na sua página oficial na Internet - www.caritas.pt -  o projeto de Natal consiste numa iniciativa de angariação de fundos a nível nacional, através da venda de velas, pelo preço simbólico de 1 Euro, cujo resultado final reverte a favor dos mais necessitados.

“Das verbas recolhidas com a venda das velas, 35% serão especialmente canalizadas para o Fundo de Apoio aos Novos Desempregados e suas famílias; os restantes 65% serão aplicados, por cada uma das Cáritas Diocesanas, em projetos nacionais direcionados para a mesma temática”, explica a Cáritas.

“Num ano marcado pelo agudizar de uma crise econômica gravíssima, com dolorosos reflexos na vida dos cidadãos mais carenciados, a operação “10 Milhões de Estrelas - Um Gesto pela Paz 2009” assume um papel premente na resposta a um conjunto de novas situações de grande carência que atingiram pessoas por todo o país”, afirma Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas.