Na Missa de ordenação de sete sacerdotes e seis diáconos, o Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani, ressaltou que "o sacerdócio é vital para o mundo atual" embora o mundo se rebele quando "anunciamos que falamos em nome de Cristo".

Na Eucaristia que presidiu na Catedral de Lima, o Cardeal explicou que os tempos atuais são de especial luta para os sacerdotes e que "a presença do sacerdote hoje é sinal de contradição, assusta ao mundo. Esse mundo se rebela quando anunciamos a ele que falamos em nome de Cristo".

Seguidamente ressaltou que "o sacerdócio é vital para o mundo atual, mas não sejamos mundanos: cuidem essa vida espiritual, essas medidas de prudência que constantemente recebem em seus horários, hábitos de conduta, modo de viver e amizades. Vivam essa austeridade".

"Levantemos o olhar para saber iluminar com nosso exemplo. Aspiremos a essa vida sobrenatural encarnada nas tarefas ordinárias. O dia em que o mundo volte a reconhecer que amor e dor são a mesma expressão da verdade, esse dia poderemos dizer se inicia a revolução de Deus no mundo contemporâneo".

Ao falar logo depois das características do sacerdócio, o Cardeal Cipriani sublinhou a humildade que disse é "a base de toda missão do sacerdote. E essa humildade tem caminhos concretos, se manifesta na busca de Deus na oração; a direção espiritual; na piedade e ternura com a que celebram a Santa Missa, rezam o ofício divino e atendem às almas. O sacerdote é para os fiéis, não é para si mesmo. Por isso, estar em segundo plano, deixemos que Cristo seja quem se luza".

Finalmente o Cardeal alentou os pais dos novos sacerdotes e diáconos a "seguir amando-os, acompanhando-os, corrigindo-os. E todos os fiéis, procuremos vocações, existem abundantes, devemos ajudá-los", concluiu.