Este sábado 21 realizou-se um workshop proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) para reformular o método do Censo da Igreja Católica, feito há quase 50 anos pelo Centro de Estatísticas Religiosas e Sociais (CERIS). O evento discutiu também a organização do Anuário Católico, que, segundo diálogo dos participantes, terá dados mais precisos e mais utilidade a partir dos novos Censos que vão contar com o auxílio do portal Guia Católico.com., informou a CNBB através da sua página web.

O presidente do CERIS, padre Nivaldo Pessinatti, disse, durante a reunião, que o encontro possibilita a avaliação do trabalho desenvolvido até hoje, com o objetivo de aperfeiçoar as futuras publicações do Anuário, a partir do uso das novas tecnologias. O Pe. Pessinatti destacou a importância da aproximação das entidades CNBB, CRB e Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC) no sentido de somar forças para aprimorar o trabalho do CERIS nas próximas edições do Anuário. “Com a aproximação dessas e outras entidades e organismos eclesiais a gente vai construir uma ferramenta respeitada como fonte de informação da Igreja Católica”.

Por sua parte, Dom Dimas Lara Barbosa, secretário geral da CNBB, afirmou que “é fundamental para a Igreja no Brasil ter uma base de dados confiável sobre sua própria realidade”.
Para ele, é importante que esses dados sejam feitos por um organismo que foi fundado pela Conferência dos Bispos e dos Religiosos, uma vez que há liberdade para questionar, discutir e aprimorar o trabalho.

O evento, proposto pela CNBB e pela CRB, contou com a participação de representantes de dioceses, padres, religiosos e religiosas, especialmente convidados para colaborarem na reformulação das metodologias do Censo da Igreja.

O Portal GuiaCatólico.com será a principal ferramenta de pesquisa para os próximos Censos da Igreja. Elaborado com o intuito de facilitar as pesquisas e o acesso a todas as informações presentes no Anuário Católico impresso, o Portal deverá ser lançado no primeiro trimestre de 2010 e já será utilizado para o próximo censo, segundo a informação divulgada pela página da CNBB.