O Reitor Mor da Congregação Salesiana, Padre Pascal Chávez Villanueva, assinalou que na renovação européia que vive o continente os salesianos contribuirão com sua "confiança indefectível na juventude, o renovado compromisso pela educação e a permanente promoção" do estilo educativo de Dom Bosco.

O Pe. Chávez fez estas declarações em um encontro de formação e reflexão que os salesianos estão celebrando estes dias perto de Lisboa (Portugal).

Deste modo assinalou que "os salesianos estão insistindo na revitalização do carisma, a renovação da vida comunitária como resposta aos grandes interrogantes dos jovens, estão reforçando as estruturas de colaboração em nível europeu em formação, pastoral juvenil, missões, comunicação social e família salesiana, criando uma mentalidade européia nos salesianos e educadores".

"Comprometemo-nos nos próximos anos a dar um rosto novo à presença salesiana na Europa, campo de missão para os salesianos, porque nela os jovens, sobre tudo os que estão em maiores dificuldade, têm necessidade de Deus", adicionou.