Ao culminar a oração do Ângelus dominical, o Papa Bento XVI assinalou que a beatificação, ontem, da Irmã Marie-Alphonsine Danil Ghattas, em Terra Santa, "é um convite a confiar sempre, com firme esperança, na Divina Providência e no maternal amparo de Maria".

Comentando a beatificação desta religiosa que nasceu em Jerusalém em 1843 em uma família cristã de 19 filhos, o Santo Padre assinalou que a ela "corresponde o mérito de ter fundado uma congregação formada só por mulheres do lugar, com o objetivo do ensino religioso, para vencer o analfabetismo e elevar as condições da mulher daquele tempo na terra onde o mesmo Jesus exaltou sua dignidade".

"A beatificação desta figura tão significativa de mulher é de particular consolo para a comunidade católica em Terra Santa e é um convite a confiar sempre, com firme esperança, na Divina Providência e no maternal amparo de Maria", acrescentou.

Seguidamente o Papa se referiu a à festa do sábado, a Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria no templo, "dia no que se celebra a Jornada pró orantibus, a favor das comunidades religiosas de clausura".

O Papa convidou a todos apoiá-las em suas necessidades e agradeceu publicamente o serviço das monjas do pequeno monastério de clausura que João Paulo II fundou no Vaticano: clarissas, carmelitas, beneditinas, e há pouco, visitandinas.

"Sua oração, queridas irmãs, é extremamente preciosa para meu ministério", assegurou Bento XVI.