O Cardeal Paul Josef Cordes, presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum", dicastério responsável pela orientação dos organismos católicos de caridade, viajará à Austrália convidado pela Conferência Episcopal deste país para participar de sua assembléia plenária que se realiza de 22 a 29 de novembro.

Conforme indica o comunicado dado a conhecer hoje, "o objetivo da visita é reforçar o testemunho da Igreja Católica no âmbito da caridade. Bento XVI fez da missão da diakonia eclesiástica um ponto central de seu magistério. Esse serviço, unido ao anúncio da Palavra de Deus e à celebração dos sacramentos, manifesta a natureza mais íntima da Igreja".

O Cardeal Cordes, indica o texto, "refletirá junto aos pastores sobre os ensinamentos da encíclica Deus caritas est, à luz das diversas experiências das Igrejas locais".

O Cardeal vaticano confrontará o tema das diferentes dimensões da caridade, também durante os encontros com os sacerdotes, seminaristas, membros das associações caridosas e alguns representantes de associações leigas. Deste modo dará uma conferência sobre a encíclica "Caritas in veritate" na Universidade Católica da Austrália.