O Bispo de Salto, Dom Pablo Galimberti, recordou a quão fiéis os princípios irrenunciáveis de defesa da vida, da família e da justiça social, devem ser tomados em conta pelos católicos no momento de votar.

Em uma coluna publicada no jornal El Pueblo, o Prelado se referiu ao segundo turno eleitoral pela presidência do país e assinalou que "votar não é um gesto cego para um cristão, que não vota por caras nem idéias abstratas. No possível deverá (o cristão) confrontar preferências com o Evangelho ou os mandamentos da Lei de Deus".

Nesse sentido, recordou que existem "três direitos candentes e inseparáveis: Defesa da vida (o NÃO ao aborto). Família estável. Justiça social"; e que "‘votar em cristão’ é comprometer-se a defender sem recortes estes direitos".

"Quem promove o aborto é cúmplice de um tremendo crime que desmorona a justiça. Ao que somente olhe a vida nascente mas desvia sua rota ante o próximo cansado, sem pais, teto, comida ou educação, falta-lhe compaixão", expressou o Prelado, quem advertiu que "nascer não é um direito que possa ficar em mãos de maiorias flutuantes".