Em referência à mensagem do Papa João Paulo II para a Jornada Mundial pela Paz, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, assinalou que o católico está chamado a não deixar-se vencer pelo mal, mas sim vencer a este através do bem.

Em seu primeiro discurso breve deste ano através da cadeia COPE, o Cardeal Rouco fez alusão ao maremoto ocorrido no sudeste asiático e afirmou que feitos como este e outros acontecidos dentro e fora da Espanha, devem chamar à humanidade a sentir-se interpelada como parte de uma grande família humana, desde suas relações pessoais as internacionais.

O Cardeal sublinhou que ao iniciar-se este novo ano, a humanidade tem diante de si um panorama marcado por maus de tipo social e político. Afirmou que diante desta realidade, deve-se realizar "uma grande obra educativa das consciências" dos jovens, caracterizados pela busca de nobres horizontes para suas vidas.

O Arcebispo de Madri assinalou que a Espanha e Europa necessitam que se reavive "a consciência das exigências pessoais, sociais e políticas que implica o bem comum".