O Arcebispo de Gênova e Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Angelo Bagnasco, assinalou que "o Cristianismo rejeita e seguirá rejeitando a ser reduzido a uma religião civil ao serviço de qualquer poder, qualquer que este seja" já que é essencialmente "um ato religioso", em um recente congresso sobre pastoral escolástica.

Em sua intervenção no congresso titulado "A Pastoral escolástica no âmbito de um projeto de uma pastoral integrada" promovido pela União Católica Italiana de Professores, o Cardeal explicou que o Cristianismo "une o homem com Deus, a terra e o céu, e esta é a dimensão verdadeira de qualquer religião".

Referindo-se logo à hora de religião nas escolas da Itália, o Cardeal Bagnasco comentou que isto não se trata "de um privilégio da Itália para a Igreja" já que "não consiste em uma hora de Catecismo".

A Concordata, explicou, institucionalizou o ensino da religião não como Catecismo, mas sobre a base do reconhecimento de que "a religião católica inspirou a cultura" não só na Itália mas em nível europeu.

"A pastoral escolástica não é uma invasão de campo, e sim a missão da Igreja na forma da educação", concluiu.