Em declarações a Associated Press (AP), o líder do Movimento Cristão Libertação, Oswaldo Payá, descartou que o eventual relaxamento da sanções européias para Cuba afete sua causa e o Projeto Varela.

Payá, que lidera a coleta de assinaturas a favor de um referendum por mudanças democráticas na Ilha, disse não estar preocupado com   a proposta da União Européia de não convocar os ativistas a suas recepções para melhorar seus vínculos com Cuba.

A UE tomou a decisão de nos convidar como expressão de solidariedade com o povo de Cuba, como gesto de desgrado pela detenção de 75 irmãos nossos”, assinalou Payá em alusão ao bloco de dissidentes presos em março de 2003. Desde essa data, a UE começou a convidar aos ativistas a seus coquetéis, prática que irritou o governo de Fidel Castro.

Segundo Payá, ainda existe na UE, “a vontade de contribuir... para que se realizem as mudanças para a democracia (em Cuba)” e insiste em que “as mudanças em Cuba dependem de nós, do povo de Cuba”.

O dissidente declarou ao AP que a UE deveria responder moralmente por deixar de lado aos dissidentes.

Segundo Payá, Cuba é assinante de acordos internacionais em matéria de direitos humanos e as nações devem velar por que os cumpra.

“Nós somos também representantes do povo cubano, não os únicos e a UE começou a nos convidar exercendo sua liberdade. Não lhe pedimos que o deixasse de fazer, mas respeitamos essa liberdade de nos convidar ou não”, adicionou Payá.