O Escritório de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Bento XVI recebeu esta manhã em audiência privada ao arcebispo de Canterbury e primado anglicano, Rowan Williams, com quem, entre outros temas, tratou “a comum vontade de continuar e consolidar as relações ecumênicas entre católicos e anglicanos”

O texto assinala que “no curso das cordiais conversas se tratou os desafios que se apresentam em todas as comunidades cristãs neste início do milênio e a necessidade de promover formas de colaboração e testemunho comum para enfrentá-las”.

Também se conversou, indica o texto, “sobre os últimos acontecimentos que interessaram às relações entre a Igreja Católica e a comunhão anglicana, ressaltando a comum vontade de continuar e consolidar as relações ecumênicas entre católicos e anglicanos”.

Deste modo se recordou que “nos próximos dias, se reunirá a Comissão encarregada de preparar a terceira fase de diálogo teológico internacional entre ambas as partes (ARCIC)”.

No dia 9 de novembro a Santa Sé publicou a Constituição Apostólica Anglicanorum coetibus, sobre a instituição do Ordinariatos Pessoais para os anglicanos que entrem em plena comunhão com a Igreja Católica.