O Presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum", Cardeal Paul Josef Cordes, chamou os jovens a viverem a vocação política, que consiste em trabalhar pelo bem das pessoas, apesar dos riscos que isso implica.

Durante a apresentação do 11º Congresso Católicos e Vida Pública, o Cardeal assinalou que existe uma diferença entre ver a política como uma vocação ou profissão. "Se fizerem política conforme ao mundo, não posso falar de vocação; é necessário integrar algo mais, é necessário que exista uma sensibilidade pelo bem do homem", expressou.

Seguidamente, a autoridade vaticana advertiu que "a vocação política é um grande risco. Nela, como disse Max Weber, há demônios mais fortes que na vida ordinária. Mas se ninguém entra neste risco, ai de nós!".

Conforme informou o jornal espanhol La Razón, o Cardeal também convidou a "conquistar o coração dos políticos, que às vezes têm medo de ser identificados com um grupo eclesiástico". Disse que é necessário que não se sintam sozinhos na luta pelo bem comum.

O Cardeal Cordes também convidou os jovens a discernirem se tiverem vocação política porque "necessitamos cabeças movidas pelo bem do homem e a vontade de Deus".

"É tão importante esta dimensão que devemos rezar para que os jovens de hoje o compreendam. Se algum de vocês vê que um jovem tem a capacidade e o interesse necessário, não deverá detê-lo, mas sim alentá-lo e ajudar a que conheça outros políticos com uma visão positiva", indicou.

Em outro momento, o Cardeal se referiu à manifestação pela vida ocorrida no 17 de outubro em Madrid. Disse que se tratou de um exemplo de "compromisso político pela vida e a família" que espera se propague e chegue à Alemanha e ao resto do continente "para que a Europa não perca a hora de sua salvação”.

O 11º Congresso Católicos e Vida Pública terá lugar na Universidade São Paulo CEU este fim de semana sob o lema "A política, ao serviço do bem comum"