A Arquidiocese de Acapulco chamou os mexicanos à unidade nacional para obter a paz e erradicar o crime organizado, que é uma das formas de violência "que ameaça transbordando-se de uma maneira incontrolada".

Em um comunicado, disse que é imprescindível que os mexicanos se unam "a tarefa de reconstruir o tecido social que está seriamente machucado pela violência cotidiana", pois sem uma unidade básica "estaremos sempre em desvantagem ante as organizações criminais".

A Arquidiocese de Acapulco recordou o recente comunicado do Episcopado mexicano, que advertiu que o ódio, a vingança e o desejo de obter a justiça "pelas próprias mãos "começa "a brotar no coração de muitos mexicanos".

Indicou que assim como os bispos do país preparam um documento sobre este flagelo, a província eclesiástica de Acapulco estuda "uma proposta pastoral ante a violência para convocar a todos a assumir um papel de construtores da paz".

Finalmente, insistiu em seu chamado para que os violentos deixem de lado "os negócios sujos e criminais", e anunciou que "a Igreja no México se dispõe a gerar e alentar um movimento pela paz a partir de seu ministério pastoral, no qual todos nos envolvamos: os governantes, os cidadãos e as vítimas, que necessitam de nossa solidariedade".