Os bispos argentinos, reunidos em assembléia plenária, decidiram convocar um Congresso Nacional de Doutrina Social da Igreja no marco das celebrações do bicentenário pátrio.

A entrevista será na Arquidiocese de Rosário no ano 2011, com o lema "Bicentenário 2010-2016: contribua a um projeto de País com justiça e solidariedade".

O Congresso será preparado de no próximo ano e será organizado pela Comissão Episcopal de Pastoral Social, a Comissão Nacional Justiça e Paz e a Pontifícia Universidade Católica Argentina (UCA), e em sintonia com a encíclica "Caritas in veritate" do Papa Bento XVI. A reunião procurará entre outros objetivos, gerar consciência sobre a importância do desenvolvimento humano integral.

O Congresso terá como sede o local da Universidade Católica Argentina em Rosário e procurará vincular a diocese e regiões através de videoconferências em sedes da UCA e de outras universidades católicas do país. Do mesmo modo, se buscará trabalhar em conjunto com centros de formação e com outros espaços de difusão e aplicação concreta à realidade da Doutrina Social da Igreja.

A convocatória estará aberta às distintas vocações da Igreja, agentes pastorais, leigos construtores do bem comum, acadêmicos e especialistas em Doutrina Social da Igreja, cidadãos, entre outros.