A Conferência Episcopal de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, por suas siglas em inglês) lançou a coleta anual 2009 que este ano levará como lema "As famílias estão em dificuldade, a fé chama", e que beneficiará os lares afetados pela crise econômica.

Conforme assinala a agência vaticana Fides, a coleta que se realizará no sábado 21 e domingo 22 de novembro, realiza-se através da instituição Catholic Campaign for Human Development (CCHD) da (USCCB).

Dom Roger Paul Morin, Bispo de Biloxi (Mississipi) e presidente do sub-comitê episcopal da CCHD enviou uma carta a todas as paróquias apelando à generosidade dos fiéis para a coleta e assinalou que pela crise "este ano, a chamada como católicos a anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar a liberdade aos cativos, a devolver a vista aos cegos, a liberar os oprimidos é mais importante que nunca".

A CCDH é membro das Caritas International e o 25 por cento das doações recolhidas através de sua campanha anual está destinado a apoiar projetos das dioceses de onde provêm os recursos, e o resto se distribui mundialmente. Em 2008 participaram da campanha 776 paróquias católicas, 18 organizações católicas de caridade e 51 comunidades religiosas.