O Pe. Luigi Squarcia, Pároco de Acquapendente, quem se encontra há quatro anos doente de esclerose lateral amiotrófica, uma enfermidade que vai paralisando pouco a pouco o corpo até produzir a morte, encontrou-se esta manhã com o Papa Bento XVI a quem ofereceu seus "sofrimentos pelo bem da Igreja".

Depois do encontro com o Santo Padre em um pequeno recinto da Sala Paulo VI, o sacerdote comentou que "vim para oferecer ao Papa meus sofrimentos pelo bem da Igreja. Estou aqui doente, pela primeira vez, depois de anos durante os quais acompanhei os meus paroquianos e minhas crianças da escola até aqui".

Agora, explica com serenidade ao L’Osservatore Romano, já não posso "mover nem os braços nem as pernas, e sei que perderei a fala e logo a possibilidade de respirar". O Pe. Squarcia relata ademais que "agora vêm confessar-se comigo mais pessoas que quando eu podia me mover".

A esclerose lateral amiotrófica é uma enfermidade degenerativa de tipo neuromuscular pela qual os moto-neurônios diminuem gradualmente seu funcionamento e morrem, provocando uma paralisia muscular progressiva, que leva à morte, pois em suas etapas avançadas os pacientes sofrem paralisia total.