No domingo passado 15 de novembro às 3:00 p.m. (hora local) faleceu em Montevidéu o prestigioso intelectual católico Alberto Methol Ferré, advogado e filósofo, membro do Departamento de Leigos do CELAM, do Pontifício Conselho para os Leigos e colaborador na redação do documento de Puebla.

Ferré nasceu em 1929 e estudou no Liceu Francês de Montevidéu. Estudou Direito e Filosofia na Universidade da República. Depois de ficar sem trabalho por ter protestado contra a ditadura foi designado Secretário do Departamento de Laicos e logo, Membro da Equipe Diretriz Teológico-Pastoral do CELAM (Conselho Episcopal Latino-americano), desde 1974 a 1982.

Uma nota da agência AICA recorda que "travou infinitas lutas intelectuais, sempre a favor de uma América Latina livre de ataduras e unida. Colaborou substancialmente na elaboração conceptual e a redação do Documento de Puebla. Percorreu toda a América Latina no trabalho encomendado e esse percurso reforçou suas convicções, abraçadas desde seus primeiros anos de juventude".

Foi professor no Instituto Artigas da Chancelaria uruguaia, da Universidade da República e da Universidade Católica do Uruguai. Ditou, ademais, inumeráveis seminários e conferências na América Latina e Europa.

Entre suas obras estão "A Crise do Uruguai e o Império Britânico", "O Uruguai como problema", "Geopolítica da Cuenca del Plata" "História da Igreja na América Latina", "Perón e a aliança argentino-brasileira", "A América Latina do Século XXI". Duas semanas antes de morrer publicou "Os Estados Continentais e o Mercosul".