O Cardeal Stanislaw Dziwisz, quem por 40 anos trabalhou como secretário pessoal de Karol Wojtyla, bispo e pontífice, encontra-se de visita na Argentina para falar sobre o pontificado do Papa polonês e o estado de sua causa de beatificação.

Conforme informou a agência AICA, o atual Arcebispo de Cracóvia chegou convidado pela Cátedra João Paulo II da Universidade Católica Argentina (UCA), recebeu a distinção de "cidadão ilustre" do governo da Cidade de Buenos Aires, e dissertou ante os seminaristas e estudantes sobre "João Paulo II, profeta da Paz" na Faculdade de Teologia da UCA.

O Cardeal permanecerá na Argentina até o dia 22 de novembro. Neste tempo visitará várias comunidades polonesas, a basílica de Nossa Senhora de Luján, e manterá um encontro com jovens universitários, promovido pela Comunidade de São Egidio e a Pastoral Universitária da Arquidiocese de Buenos Aires.

Hoje o cardeal sustentará um encontro com jornalistas e dialogará sobre aspectos do Pontificado de Karol Wojtyla, o trabalho pela paz, a luta pela defesa dos direitos humanos e a liberdade religiosa.

O ato central de sua visita será o descobrimento de um busto de João Paulo II, que será se localizado no Centro de Convenções do Edifício São José, diante do Auditório que leva seu nome.

Às 18.30, nesse mesmo Auditório, com a presença do Grão-Chanceler da UCA, Cardeal Jorge Bergoglio; o reitor da UCA, Dom Alfredo Zecca, e demais autoridades acadêmicas, receberá o doutorado honoris causa por "seu fiel e incondicional serviço à Igreja Católica".

Neste contexto o Cardeal Dziwisz brindará uma conferência que abordará os pontos mais significativos do pontificado de João Paulo II e apresentará o livro do professor Andrea Riccardi "João Paulo II, um Papa carismático".