A Cáritas Haiti envió à toda rede internacional de Cáritas um pedido de fundos para financiar os trabalho de ajuda a milhares de atingidos pelas inundações que afetaram as dioceses de Porto Príncipe, Jacmel, Hinche e Cayes.

Fontes da organização informaram que a Cáritas Haiti realizou uma avaliação detalhada dos danos do desastre natural.

Segundo suas próprias estimativas, até o momento em Poerto Príncipe foram contabilizados 156 desaparecidos, 1.113 casas destruídas, outras 1.288 danificadas, 5.565 pessoas sem teto, 2.800 crianças sem escola e um total de 10 mil pessoas diretamente atingidas.

Na diocese de Jacmel foram confirmados 230 mortos, 850 feridos, 380 casas destruídas, 2.500 pessoas desabrigadas e  450 cabeças de gado afogadas; e na diocese de  Hinche subiram para 3 mil o número de pessoas que perderam suas casas, 500 casas destruídas e outras 500 cabeças de gado perdidas.

Em  Cayes foi confirmada a morte de 10 pessoas e a perda de meia centena de casas. Enquanto que na fronteira com a cidade dominicana de Jimani, foram contabilizadas até agora 135 falecidos e 200 desaparecidos.

Desde os primeiros momentos da emergência, o pessoal das Cáritas Diocesanas e Paroquiais do Haito estão socorrendo os atingidos. Com os fundos das Cáritas doadoras, a Cáritas Haiti estará em condições de colocar em prática um plano de pós-emergência que permitirá socorrer as necessidades básicas de 3 mil famílias afetadas, como sistemas de potabilização de água, distribuição de material escolar, projetos agrícolas e créditos familiares.